quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Reflexões "lusitânias"



Sempre pensei comigo: um dia vou ter tempo para aprender a pintar em tela, nem que seja lá no finzinho da vida, quando estiver aposentada. E aí... a vida dá uma volta em minhas convicções e em quase tudo aquilo que eu tinha como estabelecido (fixo no tempo e espaço). De repente, por causa do amor (que é lindo - e exigente!), abandono meu querido e violento Rio de Janeiro, minha família, meus amigos, meu emprego federal. Desembarco em Lisboa, onde meu marido me aguarda, tão mais magrinho, olhinhos mareados como os meus (a saudade fere o coração da gente!). Rumamos então para nosso novo lar, na cidade de Tomar, um antigo reduto Templário. E, de uma hora para outra, transformo-me numa senhora "do lar"... horas e horas de tempo ocioso para ocupar... todos os dias.

Descobri um ateliê muito simpático, onde pode-se aprender um sem número de artes decorativas (pintura em tela, madeira, vidro, bordados, colagens, etc), zilhões de coisas novas para aprender, descobrir, desenvolver, e, interagir com meus novos vizinhos. Muito interessante conhecer uma nova cultura, novas palavras, significados diferentes, jeitos e trejeitos que eu queria entender. Aqui fala-se o português, mas não igual ao nosso (que eles chamam "brasileiro"). E assim inicia minha luta diária contra as saudades do Brasil, do meu antigo dia a dia, dos nossos costumes e do nosso jeito carioca de ser.

A foto é da minha primeira tela. É uma paisagem um tantinho triste... uma árvore solitária (ok... mal pintada, feinha, mas, acho que tinha mesmo tudo a ver com meu momento) no meio de um caminho, uma espécie de vale onde se avista ao longe um monte. Mas apesar da tal tristeza, avista-se em primeiro plano uma passagem aberta, sem portão. E cá estou a explorar o que há para se ver, viver, experimentar, enriquecer meu ser.

6 comentários:

  1. Oi Primoca

    Adorei sua pintura e vc achando que está mal pintando. Valorise-se mulher, vc está pintando muito bem!
    Deculpe não ter excrito antes, mas eu estava as voltas com mais um concurso, acho que isso vicia, estou sempre procurando um melçhorzinho, um dia eu me encontro de verdade.
    Como estão as coisas por ai?
    Dê notícias viu?!
    Beijos
    sua prima Cacau.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o quadro e adoro palavras novas. Você pode escrever um dicionário de curiosidades e ir nos deliciando com as particularidades desse português engraçado.
    Um Beijo, prima.
    Rey

    ResponderExcluir
  3. Querida sobrinha de tão longe... Adorei saber que poderemos em breve ter uma artista na família, quiçá reconhecida internacionalmente. A pintura, para uma iniciante, está belíssima! continue assim. Beijos
    Aglaé

    ResponderExcluir
  4. Olho de prima-mana é assim... vê beleza onde só há a intenção.
    Sucesso no concurso!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Rey, sabe que já pensei num "dicionário prático" p/brasileiros em Portugal? Poderia evitar algumas confusões... rsrsrs
    Bjs em vc e na Rê

    ResponderExcluir
  6. Tia Aglaé, já sou mesmo artista! E vc também, afinal, na nossa família, só tem artista rsrsrs! É ou não é verdade!
    Beijocas muito saudosas!

    ResponderExcluir

Solte seu pensamento!

SEJA BEM VINDO(A)!

O Pensamentos Soltos é uma casa do bem. Não vendemos nada, não representamos nenhuma empresa nem produto, apenas existimos para proporcionar um "passeio" em um mundo de assuntos presentes na vida e na net. Não pretendo nada além de soltar o pensamento. Aceito críticas, sugestões, dicas, mas ignoro pensamentos maléficos, ok? Visite, fuxique, deixe seus pensamentos (se quiser) e seja muito feliz!!!

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Sou alguém em constante reciclagem, renovando a alegria de viver cada dia (sim, porque é impossível ser feliz todos os dias...), saboreando cada momento, repensando as minhas certezas para, quem sabe, abrir minha mente a novos pensamentos (tese...antítese...nova tese).

PENSAMENTO DA HORA:

VIVER É DESENHAR SEM BORRACHA.
Millor Fernandes

MEUS ESTUDOS

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...