BOLO DE CHOCOLATE PARA... IDIOTAS
Navegar na blogospera é um vício e, para encontrarmos algo realmente original é outra "viagem". Eu mesma, ao visitar meus favoritos, coloco imagens e notícias de outras páginas, deixando a minha opinião.
Estava eu actualizando a leitura dos meus blogues preferidos e dei com uma postagem desse bolo super-fácil de chocolate (no
http://www.sefossenaminhacasa.blogspot.com/ ). Mais interessante: a receita está em português num outro blog, o
http://thecookieshop.wordpress.com/ ), que é EXCELENTE, e que conta a história das receitas, ou seja, o insight do criador. Vale muito a pena uma visita, pois as histórias são muito boas (e as receitas também). Bem, mas a tal receita é mesmo de
autoria do chef David Lebovitz (
http://davidlebovitz.com/ ). A página dele é óptima, mas em inglês, o que me dificulta um bocadito. Ainda bem que a Paula, do The Cookie Shop, traduziu para nós podermos fazer bonito num lanche com os amigos!!!
O nome do bolo tem uma história (confira
aqui)... resumindo e concluindo: qualquer pessoa é capaz de ter bons resultados, não são necessárias nem prática, nem habilidade! É só fazer e receber os elogios.
CHOCOLATE IDIOT CAKE (da página do chef de pastisserie David Leboviz)
290 g de chocolate meio amargo (ou amargo) de excelente qualidade, cortado grosseiramente;
200g de manteiga cortada aos pedaços;
5 ovos grandes, em temperatura ambiente;
1 xícara (200g) de açúcar.
Pre-aqueça o forno a 180 graus, com uma assadeira grande dentro.
Unte uma forma desmontável, de 20 cm, com manteiga e polvilhe com cacau ou chocolate em pó. Se você suspeita que a sua forma possa deixar entrar água pelo encaixe, forre o lado de fora com papel alumínio, para impermeabilizar.
Em banho-Maria (ou no microondas), derreta o chocolate com a manteiga até ficar homogéneo. Reserve.
Em outra tigela grande, bata ligeiramente os ovos com o açúcar. Junte a mistura de chocolate e misture bem. Não precisa bater.
Despeje essa massa na forma desmontável, tampe com a folha de alumínio e coloque na assadeira que está no forno. Coloque água quente até chegar à metade da forma de bolo. Asse por 1h e 15min (mais coisa menos coisa). Está pronto quando você encostar o dedo e a massa não grudar.
Deixar esfriar bem para desenformar. Sirva em temperatura ambiente com sorvete, chantilly ou creme inglês e/ou frutas.
Obrigada pelo link! Que bom que vc gostou!
ResponderExcluirBj,
Paula
Ao ler a história da receita, certamente o bolo ganhará novas cores e sabores de uma época e cena que transformam totalmente a idéia de que é um simples bolo a ser mastigado e engolido com gana e prazer físico.
ResponderExcluirAdorei seu blog!
Bjos na alma!